segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O PASSEIO DA SAUDADE


Pelo ano de 1950, rodava nos trilhos da antiga Rede Viação Paraná - Santa Catarina, o inesquecível trem de passageiros, o “Bananeiro”. Que tinha, como itinerário, Porto União – Mafra – São Francisco/SC. Este trem ficou, para sempre, gravado na mente dos moradores daquela região.
Hoje existe, entre outros, um trem de passageiros que sai da cidade de São Paulo, tendo por destino as cidades de Mogi das Cruzes, Jundiaí ou Paranapiacaba. Um trem, por excelência para turistas. Então...
No dia 14 de julho deste ano, eu, minha filha Inês Maria, meus netos Cezar e Juciane com sua filhinha Ana Clara, minha bisneta tivemos a oportunidade de fazer um passeio inesquecível nesse trem, no trecho São Paulo (Estação da Luz) – Jundiaí, programado pela CPTM (Companhia Paulista de Transporte Metropolitano) o Expresso Turístico, acompanhado pela programação do turismo regional da Rizzatour Receptivo. Para muitos pode parecer um simples passeio, mas para nós um passeio magnífico.
Chegamos a plataforma da Estação da Luz pelas 6 horas da manhã, a equipe da CPTM já estava a posto, recebendo todos aqueles que se propuseram ao passeio. O Sr. Reginaldo, o Diego, o Ewerton, o Fernando, o Roberto, o Zanelli, o Arantes, a Mônica, e na locomotiva o Sr. Jamil o Jairo. Cada um orientando a cada turista que chegava aos carros. Por falar em carros, quero dizer do capricho no que se refere ao asseio ofertado aos passageiros e dizer também, da bonita locomotiva que tracionava o trem.
Hora da partida, como antigamente. O apito do chefe-de-trem e em seguida o Jairo no apito da locomotiva, a 6004. Repete-se então todo um cerimonial parecendo eterno. Aos poucos o trem, com a “criançada” jovens e velhos, começa ao passeio tão esperado. Após alguns quilômetros, de repente, toda uma escuridão, um túnel. Para muitos, algo jamais visto e ouvido, porque a gritaria foi intensa, a alegria manifestada pelos passageiros foi indescritível .. Passando o túnel, novamente a natureza aos lados do trem. Chegamos a Jundiaí onde já nos aguardava o ônibus para prosseguirmos o passeio. Depois das visitas aos sítios produtores de vinho e frutos, e, após o almoço, retornamos a cidade onde tivemos a alegria de visitar-mos a belíssima catedral de Nossa Senhora do Desterro. Em seguida, retornamos ao “nosso trem” com a mesma alegria estampada nos olhares de centenas de pessoas do “trem querido”. No retorno, o Jairo “caprichou” no apito, dentro do túnel. Quem poderá esquecer este instante?
Parabéns a CPTM e a Rizzatour por este programa ferroviário. Os funcionários que nos atenderam, merecem elogios (se possível contem em seus prontuários funcionais os serviços que prestaram a nós).
Queira Deus que possamos, em breve retornar a estes passeios. Passeios estes que são uma verdadeira viagem na saudade do ontem... Uma verdadeira alegria na viagem do hoje...

Guarapuava/Pr, julho de 2012
Jocely Lona Cleto
(ferromodelista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário