Saiu na página do Globo Rural: Festa da Uva de Vinhedo, cidade integrante do Circuito das Frutas...
Festa da uva
08.02.2010
Começou a festa da uva de Vinhedo, em São Paulo. Os produtores contam com o evento para garantir bons negócios.
O seu Antonio colhe a uva que plantou. O seu Carlos produz o vinho. Os consumidores experimentam e aprovam a festa da uva.
Esta é uma pequena parte de uma cadeia produtiva que, traduzida em números, revela o quanto cresceu. “Depois que eu comecei a trabalhar na festa, eu já estava com três mil litros de vinho. Depois, foi subindo de cerca de mil a 1,5 mil por ano. Foi subindo e hoje estou com dez mil litros”, falou seu Carlos.
A primeira festa da uva aconteceu 1948. Os agricultores se reuniram para celebrar a colheita dos frutos com a comunidade. Naquela época, foi realizada numa praça da cidade. Há anos, ela passou a ser no parque municipal. São muitos visitantes que visitam a feira.
“No ano passado nós tivemos aproximadamente 430 mil pessoas. Nesse ano, nós pretendemos chegar a meio milhão”, falou Weber Soldeira, presidente da festa.
Para receber tanta gente a praça de alimentação é bem variada. A uva de mesa e para vinho é o principal produto. Mas o público leva para casa cores e sabores também. Tem temperos nos potes, nos doces caseiros e nas frutas de todo tipo.
“Numa festa como essa esperamos vender acima de cem toneladas de fruta”, falou Roberto Omizzolo, coordenador do pavilhão das frutas.
Esta quantidade é 25% a mais do que no ano passado. Não tem quem não fique satisfeito. “A gente faz questão de que a pessoa passe, prove e aprove”, disse o agricultor Laércio Pcotti.
A Festa da Uva de Vinhedo vai até o dia 21.
Fonte: Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário