sexta-feira, 19 de março de 2010

Conhecendo a Helvetia, em Indaiatuba




No dia 17 de mamrço, tivemos um grupo visitando Indaiatuba, uma cidade integrante do Circuito das Frutas. Um dos locais visitados foi o bairro suíço Helvetia.

A Helvetia é uma Colônia fundada por imigrantes suíços em 14 de Abril de 1888. Esses imigrantes chegaram ao Brasil em 1854 e nos primeiros anos de 1880, num total aproximado de 500 pessoas. Quando em sua terra natal havia escassez de comida e trabalho, muitos imigraram para as fazendas de café da região de Jundiaí e Campinas.

A fundação de Helvetia se deu com a compra do Sítio Capivari Mirim por parte das famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf. O sítio possuía 463 alqueires e a população inicial era de 34 pessoas. Com o tempo, as famílias prosperaram e os colonos viram a necessidade de um local apropriado para a educação das crianças, para a prática religiosa e esportiva.

Assim, a Sociedade do Tiro ao Alvo, fundada em 1885, preserva a tradição do tiro esportivo, como o Armbrust. A Escola São Nicolau de Flüe, de 1894, mantida pela colônia, foi a responsável pela educação escolar e cívica dos filhos dos imigrantes. A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, construída em 1899, foi o centro das atividades da colônia e, através do culto a Deus, os imigrantes se mantiveram fortalecidos e unidos.

Os helvetianos têm particular respeito por seu patrimônio histórico, cultural e religioso. Procuram preservar as tradições do país de origem através da música, dança, do canto Jodel e da culinária suíça, que podem ser apreciados anualmente na ocasião da Festa da Tradição , em que se comemora a data nacional suíça, o 1º de agosto.

A Rizzatour oferece para grupos roteiros com visitação a esse incrível lugar! Basta entrar em contato conosco pelos telefone (11)4527-200, (11)4817-1618 ou pelo email rizzatour@rizzatour.com.br






Fonte: Colônia Helvetia

Nenhum comentário:

Postar um comentário