quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Revitalização das Ferrovias

No final do mês de julho, no estado do Rio de Janeiro, ocorreu um seminário a fim de discutir a revitalização ferroviária como vetor do desenvolvimento do turismo. Confiram abaixo uma reportagem a respeito:


Encontro discute revitalização das ferrovias para o turismo

Plantão Publicada em 30/07/2010 às 06h41m
Aloysio Balbi e Paulo Roberto Araújo

RIO - Um seminário discute nesta sexta-feira e neste sábado, em Quissamã, no Norte Fluminense, o desenvolvimento do turismo através revitalização ferroviária, com a reativação de antigos ramais. O encontro é realizado pela prefeitura em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e o Movimento de Preservação Ferroviária (MPF).
Segundo o prefeito Armando Carneiro entre as ações do governo municipal, está a restauração da Estação Ferroviária de Conde de Araruama. A estação de Sobradinho já foi reformada e funciona como centro cultural.
Um dos participantes do encontro, o presidente do Instituto 7 Capitães, Renato Abreu, vai defender a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico principalmente as fazendas imperiais e dos antigos ramais ferroviários, além de estimular a construção de hotéis.
No Sul Fluminense, a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) já concluiu os estudos técnicos e está captando recursos junto ao Ministério do Turismo para reativar o Trem da Mata Atlântica.

Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário