quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Trem Expresso Jundiaí

A apenas 60 km da capital paulista, Jundiaí e as cidades vizinhas reservam uma série de atrações que podem ser feita pelo viajante do Expresso Turístico. Uma delas é o Museu Ferroviário, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que praticamente desenhou o mapa ferroviário do interior de São Paulo. Há também as belezas naturais da Serra do Japi com suas trilhas e caminhadas, e o Circuito das Frutas, uma viagem nas fazendas produtoras de uva, morango, caqui, figo etc no entorno da cidade. Isso sem falar da bela arquitetura local, parques e feiras de artesanato.


A viagem


O trajeto é realizado semanalmente aos sábados, com partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí. A viagem é feita a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50, totalmente reformada.


O trem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês. Essa foi a primeira ferrovia de São Paulo e foi construída para levar, principalmente, o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de Santos.


Atualmente chamada Linha 7-Rubi, ela ainda conta com estações construídas pela SPR, facilmente identificadas pela arquitetura em estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá. Durante a viagem, que dura cerca de 1h30, monitores do Expresso Turístico fornecem informações históricas sobre a ferrovia.


Confira datas, vagas e tarifas


Veja aqui o trajeto do Trem Expresso Jundiaí


Opções de turismo


A empresa Rizzatour oferece roteiros turísticos em Jundiaí, que são pagos à parte e não estão inclusos na tarifa do Expresso Turístico. Esses roteiros opcionais não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente à agência de turismo, que mantém um balcão ao lado das bilheterias do Expresso Turístico, na Estação da Luz.


Saiba mais sobre os roteiros oferecidos pela Rizzatour:
Roteiro Rural - Circuito das frutas - passeio nas fazendas produtoras da região
Roteiro Ecológico - passeio na Serra do Japi
Roteiro Cultural - passeio pelo patrimônio histórico

Caso o turista prefira fazer seu próprio roteiro, desfrutando as atrações da cidade, indicamos que visite o site da Prefeitura de Jundiaí, que possui dicas de turismo.



fonte: CPTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário